segunda-feira, 18 de julho de 2011

Voltamos do Condoriri

Ontem voltamos do campo base do Condoriri (4700 m). Passamos 5 noites no acampamento, o que melhorou muito a nossa aclimatacao. Nao tivemos nenhum problema relacionado a altitude, o que nos deixa animados para as proximas fases da nossa expedicao.

Saimos de La Paz no dia 12/7 com um taxi enviado pelo Genaro da agencia Elma Tours. A viagem ate o Condoriri leva cerca de 3 horas, apesar da distancia nao passar de 100 km, pois boa parte do trajeto eh feito em uma estrada de terra. No final dessa estrada carregamos as marinheiras em mulas para levar nossas coisas ate o campo base.
A caminhada de aproximacao leva cerca de 1h30 e passa pela Laguna Condoriri.
Laguna Condoriri (4600 m).

Montamos a nossa barraca em um lugar bem protegido do vento e perto do acampamento da Grade6.
Nossa barraca no campo base.

No primeiro dia fizemos apenas uma caminhada leve ate um lugar chamado Mirador, de onde se tem uma boa visao das montanhas mais proximas.
Uma Llama no Mirador.

No segundo dia fomos até o comeco do glaciar fazer uma revisao das tecnicas de escalada no gelo.
Parte final do glaciar.
Carla descendo o glaciar.

Depois tiramos um dia de descanso, prepando tudo para a escalada da Piramide Blanca (5300 m). Acordamos as 4 hs e as 5h15 saimos em direcao ao glaciar. Estava muito frio (em torno de -15 oC) e a Carla estava sentindo muito frio nas maos. Depois de um certo tempo decidimos voltar para a barraca para ela tentar esquentar as maos. Com isso acabamos abortando essa tentativa de escalada, pois já estava tarde para sair novamente.
No dia seguinte ja desmontamos o nosso acampamento, colocamos as marinheiras nas mulas e descemos a trilha ate o ponto onde um taxi nos trouxe de volta a La Paz.
Agora estamos preparando a nossa escalada do Huayna Potosi (6088 m). Provavelmente vamos sair de La Paz na quarta-feira.
Huayna Potosi visto da apriximacao da Cabeza del Condor.